Fonte de dados meteorológicos: Wetter für 30 tage

Ceprocom de São Bento do Sapucaí participa do Programa Praia Acessível em Caraguatatuba

Publicada em: 13/09/2025 08:28 -

Alunos do Ceprocom vivenciam o Programa Praia Acessível em Caraguatatuba, promovendo inclusão e lazer para pessoas com deficiência.

No dia 12 de setembro de 2025, um grupo de 18 alunos do Centro Promocional Comunitário (Ceprocom) de São Bento do Sapucaí teve a oportunidade de participar do Programa Praia Acessível, promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba. O evento, realizado em um dia ensolarado, proporcionou momentos de alegria e integração para pessoas com deficiência (PcD) de diferentes faixas etárias.


Ceprocom: história de dedicação e inclusão

Fundado em 1969, o Ceprocom é uma instituição filantrópica que atende pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social em São Bento do Sapucaí. Desde 2014, a instituição organiza visitas anuais ao Programa Praia Acessível, após a professora de ioga e ex-presidente do Ceprocom, Petronilha Ambrogi, conhecer a iniciativa. "Sempre fomos muito bem acolhidos pela equipe da Sepedi para proporcionar esse passeio aos nossos alunos", afirmou Ambrogi.


Experiências marcantes

O grupo, composto por alunos com idades entre 6 e 60 anos, foi acompanhado por monitores especializados e recebeu calorosamente pela secretária da Sepedi, Ivy Malerba. Entre os participantes, destacam-se:

  • Maicon Muniz, 6 anos, que vivenciou sua primeira experiência no mar: "Tem onda e a água é salgada e tem que ficar no raso para não afogar", compartilhou com entusiasmo.

  • Wanda de Assis, 60 anos, que expressou sua felicidade: "Muito bom tomar banho de mar. Fico feliz de estar aqui", disse emocionada.

  • Bruno Aparecido Nogueira, 30 anos, que participa das atividades desde o início: "A gente entra no mar, joga bola, passeia nessa cidade bonita e se diverte muito", relatou com alegria.


Praia Acessível: um espaço de inclusão

O Programa Praia Acessível oferece banho de mar assistido por profissionais de apoio, utilizando cadeiras de rodas aquáticas adaptadas. O espaço conta com esteira de acesso, tenda de apoio, atividades recreativas, ducha tira-sal, trocador, sanitário acessível e localização central, próximo a pontos de ônibus e vagas de estacionamento prioritárias para PcD e idosos.

O atendimento ocorre de sexta a domingo, das 9h às 16h, com agendamento prévio para grupos. O programa está localizado na Avenida Arthur Costa Filho, ao lado da Praça da Cultura, em Caraguatatuba.


Compromisso com a inclusão

 

A secretária Ivy Malerba destacou a importância de iniciativas como o Programa Praia Acessível para promover a inclusão social e o bem-estar das pessoas com deficiência. "É uma oportunidade de troca incrível", afirmou, ressaltando o impacto positivo da ação na vida dos participantes.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba/SP

Compartilhe: