Nenhuma programação no momento
No ar: ...

...

Operação “Caraguá Segura” intensifica fiscalização, fecha adegas irregulares e contribui para queda da criminalidade

Publicada em: 30/01/2026 18:05 -

Ação integrada fecha adegas irregulares, reforça fiscalização e contribui para a redução de homicídios e roubos em Caraguatatuba.


Segurança pública além do policiamento ostensivo

A sensação de insegurança e a presença de estabelecimentos irregulares impactam diretamente a qualidade de vida da população. Para enfrentar esse cenário, Caraguatatuba realizou, na última quinta-feira (29), a Operação “Caraguá Segura”, uma mobilização integrada que reforçou a fiscalização urbana, o controle do trânsito e a presença das forças de segurança nas ruas.

A ação teve coordenação da Polícia Militar do Estado de São Paulo e contou com apoio da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba, Polícia Civil do Estado de São Paulo e equipes municipais de Posturas, Tributária e Vigilância Sanitária.

Bloqueios, vistorias e atuação integrada

A operação envolveu bloqueios policiais em pontos estratégicos da cidade e vistorias em bares e adegas. Enquanto a Polícia Militar atuou de forma ostensiva e preventiva, os fiscais municipais verificaram alvarás de funcionamento, documentação, procedência dos produtos e o cumprimento das normas fiscais e sanitárias.

O efetivo da Operação Verão foi integrado à força-tarefa, ampliando a presença policial em áreas de maior circulação. A Guarda Civil Municipal reforçou o patrulhamento dos espaços públicos e a Polícia Civil contribuiu com ações estratégicas e de inteligência, auxiliando na definição dos alvos fiscalizados.

Adegas e bares irregulares são fechados

Ao todo, nove adegas passaram por fiscalização. O setor de Urbanismo realizou a conferência de documentos, como alvarás e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), além do cumprimento do horário permitido de funcionamento. Um dos estabelecimentos operava sem alvará e sofreu medidas administrativas imediatas.

A fiscalização tributária determinou o fechamento de duas adegas no bairro Rio do Ouro. No Indaiá, uma adega que funcionava sem alvará também teve as atividades encerradas. Já na região central, outras duas adegas foram fechadas, sendo que uma delas recebeu notificação por irregularidades adicionais.

A Vigilância Sanitária vistoriou sete estabelecimentos, lavrando autos de infração por comercialização de produtos fora dos padrões de qualidade e segurança, além de irregularidades relacionadas à higiene e organização.

Indicadores mostram avanço na segurança

Dados da Polícia Militar apontam que Caraguatatuba registrou redução de 38% nos homicídios entre 2024 e 2025. No mesmo período, os casos de roubo caíram de 359 para 221 ocorrências.

Segundo as forças de segurança e setores da Prefeitura, os resultados refletem o fortalecimento de políticas públicas como o uso de câmeras com tecnologia de inteligência, o aumento do efetivo da GCM e a atuação integrada entre Polícia Militar e Polícia Civil.

 

A presença constante da Guarda Civil Municipal nas ruas também tem papel relevante na prevenção de ocorrências e na manutenção da ordem pública.

Fonte: Pefeitura de Caraguatatuba/SP

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...