
Produtores rurais de Caraguatatuba organizaram, em 26 de junho, a Feira Agroecológica na UTGCA – Monteiro Lobato, aproximando trabalhadores da unidade de tratamento de gás aos frutos da agricultura familiar sustentável.
Na última quinta-feira, 26 de junho de 2025, produtores rurais de Caraguatatuba realizaram mais uma edição da Feira Agroecológica na Área de Vivência (K‑25) da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
O evento ao ar livre reuniu trabalhadores da unidade, identificados pelos uniformes laranja, interagindo com os feirantes em bancadas coloridas repletas de produtos frescos como mandioca, inhame, mamão, legumes e mel — itens da agricultura familiar e cultivados de forma sustentável.
Essa iniciativa promove não só a valorização da produção local, mas também aproxima consumidores e pequenos agricultores, incentivando a alimentação saudável e reforçando os laços entre campo e indústria. A parceria envolvendo áreas de segurança, meio ambiente e saúde da UTGCA foi essencial para viabilizar a ação.
Para os produtores, a feira representa uma importante oportunidade de ampliar sua clientela e gerar renda de forma sustentável. Já a receptividade dos funcionários e o respaldo institucional abrem caminho para novas edições do evento.
Contexto adicional e relevância
-
Fortalecimento da agricultura familiar: iniciativas como essa são fundamentais para criar canais de comercialização direta, reduzindo intermediários e valorizando o trabalho rural sustentável .
-
Alinhamento com ODS: a feira contribui para o consumo responsável (ODS 12), parceria para metas (ODS 17) e agricultura sustentável (ODS 2).
-
Relação campo‑indústria: aproxima produtores rurais de trabalhadores de uma instalação industrial, criando um intercâmbio ecológico e social que fortalece a economia local.
Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba/SP